O empreendedorismo social permite transformar realidades usando práticas comuns no meio corporativo, como criatividade e inovação.
O empreendedorismo social é uma forma de empreendedorismo que busca desenvolver produtos e serviços que impactem a sociedade, ajudando a solucionar os problemas enfrentados por ela. Para isso, os empreendedores sociais usam práticas que são comuns no meio corporativo, como criatividade e inovação.
Qual é a diferença entre o empreendedorismo tradicional e o social?
O lucro é um dos pontos centrais para diferenciar o empreendedorismo tradicional do empreendedorismo social.
No primeiro modelo, a principal ideia é alcançar retorno financeiro, vendendo para mercados que podem pagar pelas ofertas. A expectativa, desde o primeiro momento, é que os empreendedores e investidores tenham ganho financeiro. O lucro, nesses casos, é fundamental para que esses negócios se sustentem.
O empreendedor social, por outro lado, não prioriza a geração de lucros para os investidores — que são, em geral, organizações filantrópicas e governamentais — mas sim a geração de benefícios para segmentos da sociedade ou para a sociedade em geral.
O público-alvo das ações de empreendedorismo social costumam ser populações carentes, que não contam com dinheiro ou influência política para alcançar determinados benefícios.
No entanto, isso não significa que um empreendedor social recuse propostas lucrativas: um negócio desse tipo também pode gerar renda. Porém, esse não é o objetivo principal.